terça-feira, 5 de junho de 2012

A DESCOLONIZAÇÃO

A  grande maioria dos conflitos na África é proveniente da descolonização.

Um dos fatos que mais favoreceu o processo de descolonização da África foi sem dúvida a Segunda Guerra Mundial que ocorreu na Europa entre 1939 e 1945.O enfraquecimento econômico e político de grande parte dos países europeus, especialmente aqueles que detinham  colônias na África, foram aos poucos perdendo o controle sobre os territórios de sua administração.
Aliado a questão da guerra, surgiram grupos e movimentos que lutavam em busca da independência política.Estes movimentos perduraram por vários anos.Posteriormente, o resultado foi a restituição dos territórios e o surgimento de pelo menos 49 novas nações africanas.
Mesmo com todas as adversidades, os países foram alcançando sua independência política, no entanto, a divisão dos territórios ficou definida a partir da concepção européia que não levou em consideração as questões de ordem étnica e culturais.Fato que desencadeou  uma série de conflitos  por que antes dos europeus, as tribos foram separadas,  grupos rivais agrupados, entre outros fatos, que colocaram em risco a estabilidade política na região.


Rosana

Um comentário:

  1. Há um documentário a respeito da Somália onde retrata a corrupção dentro do país. Mostra os dois lados, quando era colonia inglesa e depois. E nele fala como os governantes direcionaram o dinheiro que recebiam dos EUA e da antiga URSS e como eles usavam este dinheiro. Não foi para beneficiar a população e seu seus próprios interesses egoístas. Colocando a nação no ponto que chegou - fome crônica e doênças que já haviam sido radicadas. Lú.

    ResponderExcluir