segunda-feira, 4 de junho de 2012

A POPULAÇÃO AFRICANA.

Em 2005, considerava-se a população total do continente mais de 905 milhões de habitantes. A densidade média de 30 habitantes ao Km ² representa cerca de deux-tiers da média mundial (48 habitantes ao Km ²). Esta estatística engloba vastas extensões, como os desertos do Sara e Kalahari, que são virtualmente desabitadas. Se tomar-se em conta apenas a população que vive sobre as terras aráveis ou produtivas, a densidade média atinge 139 habitantes ao Km ².
As regiões o mais densamente possível povoadas do continente situam-se ao longo das costas setentrionais e ocidentais, nas bacias o Nil, o Níger, o Congo e o Senegal e na região dos Grandes Lagos. A Nigéria, com os seus 130 milhões de habitantes (em 2005), o país é povoado mais uma África, mas o Ruanda (347 habitantes ao Km ², estimativa 2006) e o Burundi (315 habitantes ao Km ²), que contam entre mais pequenos os países do continente, têm uma densidade muito importante, em zona de colinas, uma realidade que é a causa de problemas sociais, económicos e políticos.
A taxa de natalidade na África atinge 38 ‰ (em 2006). Os progressos da medicina desdela Seconde Guerremundiais provocaram uma forte queda da taxa de mortalidade (15 ‰ em média). A população cresce anualmente 2,3 % (2,6 % sobre o período 1975-2005). Contudo, estas estatísticas variam largamente de um país ao outro e de acordo com as regiões: a taxa de crescimento natural atingiu 3,41 % no Uganda sobre o período 2000-2005, contra 1,48 % ao Marrocos. A pirâmide das idades é muito larga à base: por exemplo, a idade mediana da população no Uganda atinge 14,8 anos em 2005,15,8 anos ao Mali. À origem essencialmente rural, a população africana urbanise rapidamente, nomeadamente na África do Norte.
A população africana
A população africana. Encarta
Os centros urbanos atraem multidões de emigrantes das zonas rurais que se instalam como residentes permanentes ou como trabalhadores sazonais. O crescimento urbano é particularmente rápido desde os anos 1950 (em 2006, mais 37 % da população africana vivia em cidade). A emigração sazonal do Sahel (Mali, Burkina, Níger) efetua-se para os portos do golfo da Guiné (Abidjan, Acra, Lagos). Na África central, as minas e as fábricas da Zâmbia, do Zimbabwe e a África do Sul favorecem o êxodo rural. Os habitantes do norte da África escolhem a França e, mais recentemente, de outros países da União europeia. As guerras civis que estoiraram em vários países, bem como as secas e as fomes provocaram a emigração maciça de refugiados (Ruanda, Libéria, Somália).

Um comentário:

  1. Dentro da divisão geográfica, o continente pode ser dividido em duas grandes regiões. A África Setentrional reúne seis países, cinco ao norte do deserto do Saara, e sua população é predominante árabe. Ao sul do Saara estão os 47 países da África Subsaariana, que conta com habitantes majoritariamente negros.Mivanete

    ResponderExcluir