segunda-feira, 4 de junho de 2012

LÍNGUAS E RELIGIÕES .

Mais de mil línguas são falado na África, da qual mais de cinquenta, por mais de 500 000 pessoas. Numerosos Africanos, em especial os da África subsariana, falam várias línguas:
O cristianismo foi introduzido na África do Norte ao 1 século, e estendeu-se para o Sudão e a Etiópia (ive século). Subsiste na Etiópia com a Igreja copte. A religião cristã desenvolveu-se de novo desde a África tropical com o início da expansão europeia ao xve século. Hoje, os grupos católicos e protestants são repartidos globalmente igualmente sobre todo o continente.
O Islão, a primeira religião da África, tem para a sua parte verão introduzida pelos mercadores maghrébins de partir da África do Norte ao viie século, e propagou-se à mesma época ao longo da costa da África oriental na esteira do comércio muçulmano. A escola jurídica malikite (sunnite) domina mais a grande parte da África muçulmana, com excepção do Egipto, do Leste e a costa da África oriental. Os marabouts são guias religiosos particularmente respeitados.
A principal caraterística da consciência religiosa tradicional africana é a ausência de fronteira nítida entre o mundo espiritual e o mundo natural, e por conseguinte entre o espírito humano e o ambiente.
Embora as religiões tradicionais apresentem uma grande diversidade, põem adiante um só um Deus ou só uma uma entidade criadora e vários espíritos subordinados: espíritos da natureza que habitam as árvores, a água, os animais e outros elementos naturais e espíritos ancestrais, como os fundadores da família, da linhagem ou o clã. Certos movimentos religiosos baptistes, procedentes do cristianismo, misturam rites cristãos e elementos religiosos locais. Dirigidos por profetas, estes grupos sincréticos espalharam-se em toda a África.
A religião africana
A religião africana. Encarta
Particularmente são concentrados e potentes no Sul e o centro da África (república do Congo, República democrática do Congo).
Lú.

Um comentário:

  1. Do ponto de vista religioso, o islamismo (predominante no norte)tem o maior número de seguidores no continente, representando 45% da população. O cristianismo (majoritário no sul) é praticado por cerca de 35% dos africanos. Uma das nações cristãs mais antigas do mundo, a Etiópia é um destacado representante da religião do continente. A África ainda conta com muitos adeptos entre inúmeras religiões nativas da população. Mivanete

    ResponderExcluir