terça-feira, 12 de junho de 2012

POVOS AFRICANOS


A história dos povos africanos

Nas escolas e nos livros, costumamos estudar apenas a história de um povo africano: os egípcios. Porém, na mesma época em que o povo egípcio desenvolvia sua civilização, outros povos africanos faziam sua história. Conheceremos abaixo dois destes povos e suas principais características culturais.

O povo Berbere

Os berberes eram povos nômades do deserto do Saara. Este povo enfrentava as tempestades de areia e a falta de água, para atravessar com suas caravanas este território, fazendo comércio. Costumavam comercializar diversos produtos, tais como : objetos de ouro e cobre, sal, artesanato, temperos, vidro, plumas, pedras preciosas etc.

Costumavam parar nos oásis para obter água, sombra e descansar. Utilizavam o camelo como principal meio de transporte, graças à resistência deste animal e de sua adaptação ao meio desértico.

Durante as viagens, os berberes levavam e traziam informações e aspectos culturais. Logo, eles foram de extrema importância para a troca cultural que ocorreu no norte do continente.  

Os Bantos

Este povo habitava o noroeste do continente  onde atualmente são os países Nigéria, Mali, Mauritânia Camarões.Ao contrário dos berberes, os bantos era ma agricultores.Viviam também da caça e da pesca.

Conhecia a metalurgia, fato que deu grande vantagem a este povo na conquista de povos vizinhos. Chegaram afirmar um grande  reino (reino do Congo) que dominava grande parte do noroeste do continente.

Viviam em aldeias que era comandada por um chefe. O rei banto, também conhecido como manicongo,cobrava impostos em forma de mercadorias e alimentos de todas as tribos que formavam seu reino.

O manicongo gastava parte dos impostos para manter um exército particular, que garantia sua proteção, e funcionários reais.Os habitantes do reino acreditavam que o maniconco possuía poderes sagrados e que influenciavam nas colheitas guerras e saúde do povo.


Rosana





Um comentário:

  1. excelente Rosana, no texto relatou os povos e cultura, foi um texto explicativo, rápido e uma linguagem fácil muito bom Silmara

    ResponderExcluir